/Blog Ipanema

Dicas Ipanema #01: O óculos certo para o seu rosto

Publicado em 18 de dezembro de 2017

Vai comprar um novo par de óculos e não quer errar? Já torceu o nariz ao colocar no rosto um par de óculos que não combinou nada, mas sugeriram que você provasse, pois é a última tendência da moda? Saiba que você não está sozinho(a), muita gente cai no erro de comprar ou usar apenas pois está na moda e deixando de considerar questões como o próprio estilo, gosto, conforto e mesmo segurança.

Mas não se preocupe! Que nós das Óticas Ipanema estamos aqui para dar uma mãozinha nessa tomada de decisão, iremos abordar questões técnicas, de estilo e características físicas e personalidade.

Primeiramente, vamos nos olhar no espelho, você já parou de frente ao espelho para analisar o seu rosto? Este é um importante ponto de partida! Nessa autoanalise você irá identificar características do seu rosto como largura do queixo, largura da sua testa, altura das maças do rosto, tamanho e formato do nariz e dos olhos, entre outras características, afinal o resultado que almejamos é um look que harmonize com nossas características naturais.

Já fez as observações necessárias? Bom! Então agora vamos ao formato geral do rosto, claro que cada rosto é único, mesmo em gêmeos idênticos alguma característica, mesmo que mínima irá ocorrer. Porém nós podemos separar os tipos de rostos em quatro grupos gerais: QUADRADO, TRIANGULAR, REDONDO e OVAL.

A partir desses quatro grupos principais temos um ponto de partida, em geral a recomendação é pelos coringas (ou seja modelos atemporais que podem ser usados no dia-a-dia):

Rosto quadrado

Para quem tem como característica o maxilar mais largo e linhas mais angulares, nossa recomendação de coringa é apostar nos óculos redondos, porém modelos ovais e gatinha também caem muito bem nesse formato de rosto.

Rosto triangular

Para quem tem esse tipo de rosto, também conhecido por formato de diamante, nossa recomendação de óculos para o dia-a-dia é o formato do tipo Aviador ou base ovalada e topo reto, armações com decorações nas hastes, harmonizam bem com esse formato de rosto, então gatinha é bem vinda também.

Rosto redondo

Pessoas com rosto redondo geralmente tem dimensões próximas tanto de largura quanto comprimento do rosto, assim como quase não tem áreas angulares, dessa forma para quebrar um pouco essa característica, aposte em incluir alguns ângulos retos através de armações quadradas ou retangulares.

Rosto oval

Este rosto conta com uma boa gama de formatos que são bem vindos, nossa recomendação para coringa é o formato retangular, porém são bem vindos óculos ovais e do tipo oversized como os clássicos Grace Kelly, que além de tudo são elegantes e atemporais.

Porém através apenas do formato geral do seu rosto não dá pra generalizar né? Temos outras características do rosto importantes, o próximo elemento que iremos analisar é o nariz.

O formato do nariz é de extrema importância afinal ele ditará alguns elementos importantes a serem considerados na sua próxima aquisição. O tamanho dele irá ditar a largura e altura da ponte, bem como a necessidade ou não de uma ponte mais larga ou estreita, para maior conforto, estabilidade e segurança.

Outro elemento que às vezes passa despercebido são as maças do rosto, já sorriu com um par de óculos que subiu quase até a testa e precisou ajeita-lo? Ou mesmo ao tirar os óculos você ficou com marcas da armação no rosto? Então, a recomendação é que os óculos não devem estar apoiados sobre as maças do rosto e tenham uma distancia razoável para evitar esse tipo de situação.

Finalmente faremos aqui uma observação mais técnica, os óculos são nossa forma de interação visual com o mundo, dessa forma devemos cuidar bem deles, assim como nós devemos proteger nossa pele com protetores solares, os óculos também devem ser protegidos da luminosidade, pois os raios Ultra Violeta (UV) são tão nocivos para os olhos, quanto para a nossa pele, assim a proteção contra a luminosidade é de suma importância e para isso não basta apenas ter lentes com filtro para esse tipo de radiação, porém devemos garantir que a área de cobertura das lentes cubra totalmente a região dos olhos, porém para isso não basta falar “ah vou comprar um óculos mascara grandão e tô protegido”, pois ai entra outro fator, o peso.

Já viu aquelas pessoas que ficam com marcas profundas no nariz por conta dos óculos? Então isso acontece pelo uso prolongado de óculos pesados, antigamente isso era um problema que ocorria com mais frequência, pois pessoas com lentes corretivas de graduação mais alta precisavam usar lentes bem grossas e pesadas e armações que suportassem o peso desse tipo de lentes. Graças aos avanços tecnológicos as lentes e armações se tornaram mais finas, leves, resistentes e assim a questão de peso é algo que se tornou gerenciável, onde você consegue compensar uma lente mais pesada com armações mais leves ou vice-versa. Porém reforçamos, a palavra de ordem é o conforto!

E nossa consideração final é que, sempre vale lembrar que o importante é você se sentir bem e confortável consigo mesmo(a) e nessas horas um pouco de intuição também devem ser levados em conta, afinal, quem vai usar o óculos (seja diariamente ou ocasionalmente) é você e não o vendedor, nem os parentes, irmãos ou amigos. Então nossas sugestões estão ai para que você tenha um ponto de partida, mas se você tem um rosto redondo e encontrou um óculos gatinha que ficou perfeito, confortável e lindo no seu rosto, vai em frente sem medo, pois você só erra quando deixa de ouvir sua própria vontade, como certa vez disse a editora-chefe da Vogue Norte Americana, Anna Wintour, “Crie um estilo que seja seu, mas que ainda seja identificável aos demais”.

As Óticas Ipanema contam com profissionais treinados para auxiliar você na escolha dos óculos ideais, sempre respeitando a preferencia pessoal de nossos clientes. Assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais Dicas Ipanema! Até a próxima!