/Blog Ipanema

Dica Ipanema #02: O tamanho certo para os seus óculos

Publicado em 16 de março de 2018

Já esteve pesquisando preços e modelos de óculos na internet e deu de cara com um monte de números e códigos sem fazer ideia do que são? Na “Dica Ipanema” de hoje, você aprenderá sobre um desses códigos que é de extrema importância. O código referente ao tamanho dos óculos!

Quando você está pesquisando óculos (tanto na internet quanto em lojas físicas), em algum momento você se verá diante de códigos de tamanho por numeração, assim como ocorre com roupas e calçados, mas o que quer dizer “tamanho 50”? Basicamente o tamanho das lentes é a distancia entre a junção da haste com a armação até a ponte. Soou confuso? Relaxa que estamos aqui para ajudar. Então vamos por partes.

Que diferença faz?

Usar o tamanho correto é fundamental tanto por questões de conforto quanto questões estéticas. Afinal o óculos é popularmente conhecido como “a moldura do rosto” dessa forma ele deve harmonizar com os traços naturais da pessoa e não destoar e causar estranheza, assim o óculos na dimensão correta ajuda a manter a harmonia do conjunto.


Além disso, um par de óculos menor que o tamanho ideal causará desconforto ao gerar atrito ou pressão contra o rosto, fatores que podem levar a feridas na pele até dor de cabeça, além das marcas feias na pele por conta da pressão da armação, além do fato de uma armação menor que o ideal, causará redução no campo de visão e também uma redução na área protegida pelas lentes.

Já um par de óculos grandes demais pode levar ao desconforto com relação ao peso, ficará apoiado em pontos que não deveriam (como por exemplo, as maças do rosto), bem como marcas na pele nos pontos de contato como os “pezinhos” junto ao nariz.

Os elementos do óculos

Primeiramente antes de chegarmos aos tais números de tamanho de óculos, vamos falar sobre os elementos que compõem o conjunto da armação dos óculos. Eles são os aros, as hastes e por último a ponte.

Os aros são a parte da estrutura dos óculos nas quais as lentes são inseridas.

A ponte é a estrutura que une os aros e serve de apoio aos “pezinhos” que sustentam os óculos sobre o nariz.

Finalmente a haste, é estrutura que sustenta os óculos sobre as orelhas e completam o conjunto.

Mar de números

Dito isso, chegamos aos tais códigos de tamanho. Existe um padrão estabelecido que ditam as diretrizes do tamanho de seu óculos. O formato é formado de três blocos de números, sendo que são duas dezenas separadas por um símbolo quadrado e uma centena (00□00 000), esse código encontra-se no lado interno da haste do óculos. Mas afinal o que esses números querem dizer?

A primeira dezena (antes do quadrado) é referente à largura do aro em milímetros.

A segunda dezena (após o quadrado) é referente à largura da ponte em milímetros.

A centena que fica separada, como você já deve ter imaginado é referente ao comprimento da haste.

Mas como isso vai me ajudar?

Agora é hora de ir à frente de um espelho, será também necessário ter em mãos uma ferramenta de medida com escala (no padrão métrico) de sua preferência.

Você deverá medir a largura de seu rosto a partir da distancia de suas têmporas, de uma até a outra em linha reta e não de acordo com o contorno do rosto.

A partir do valor obtido transformado em milímetros, você já conseguirá fazer uma conta simples aquelas duas dezenas referentes ao aro e a ponte e descobrir o tamanho ideal para você. Pois a distancia de suas têmporas nada mais é do que o valor do aro multiplicado por 2 (afinal todo óculos tem 2 lentes e consequentemente 2 aros né?) somado ao valor da ponte.

Para ajudar a entender vou exemplificar. Caso você leia 50□17, então significa que o aro (a) tem 50mm, a ponte (b) tem 17mm e assim a largura total dessa armação é calculada da seguinte forma a+a+b=total (50+50+17=117mm).

Finalmente a haste é geralmente esquecida ou ignorada, mas ter a haste com o tamanho ideal é fundamental também para evitar aquela situação que vemos as pessoas empurrando o óculos para cima pois ficam escorregando do nariz ou então quando parece que os óculos estão grudados ao rosto por ter uma haste curta demais.

Por fim...

Agora que você tem essas novas informações você pode comprar com confiança seu óculos da forma a encontrar os óculos no tamanho ideal ou mais próximo possível ao seu, sempre lembrando que o mais importante é você se sentir confiante e confortável com a sua nova armação, afinal ela será sua parceira constante e você deve se sentir bem com seus óculos, sejam eles solares ou corretivos.

Geralmente em sites (como na loja virtual da Ipanema) você encontrará na descrição o tamanho como apenas uma dezena, nesse caso é referente ao tamanho do aro, porém você encontrará nos detalhes técnicos todas as informações dos produtos incluindo dados como peso, haste, aro, ponte, material entre outras informações.

As Óticas Ipanema contam com profissionais treinados para auxiliar você na escolha dos óculos ideais, sempre respeitando a preferencia pessoal de nossos clientes. Assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais Dicas Ipanema! Até a próxima!