/Blog Ipanema

Dica Ipanema #06: Visão Simples? Bifocal? Multifocal?

Publicado em 20 de julho de 2018

No post de hoje falaremos de um assunto um pouco mais técnico e que deixa as pessoas com um nó na cabeça toda vez que precisam escolher seus novos óculos e não é para menos né? São diversas informações, opções e funcionalidades, tudo de uma vez só. Mas é para ajudar a diminuir essa confusão mental que o Blog Ipanema trás mais um post informativo!

No post de hoje falaremos sobre as lentes, tiraremos dúvidas que vocês tinham mas tinham vergonha de perguntar e mesmo perguntas que vocês não tinham, mas que podem vir a ser úteis em sua próxima compra!

As lentes são apenas aqueles dois materiais transparentes que preenchem os buracos da armação e arrumam a vista certo? Errado! As lentes são muito mais do que isso e hoje vivemos em uma era onde o cliente é realmente quem manda, isso é, o nível de personalização das lentes hoje é altíssimo a fim de atender as mais variadas demandas e necessidades, sendo que é possível adquirir óculos com as lentes que melhor se enquadram ao seu perfil, suas necessidades e ao seu estilo de vida.

A personalização vai muito além do formato das lentes, de uma pigmentação ou se é de vidro ou polímero, as lentes podem receber diversos tratamentos como já dissemos em posts anteriores, assim como tem diversas aplicações, seja para uso em escritório com dispositivos eletrônicos com tratamento contra luz azul até uma lente específica para praticantes de esportes.

Porém vamos começar de uma das primeiras dúvidas que surgem quando vamos iniciar nossa busca pelo par de lentes perfeitas! Monofocal? Bifocal? Trifocal? Multifocal? O que é tudo isso? Como escolher?

Foto: Freepik

Lentes Monofocal

Bom vamos lá! As lentes monofocais ou de visão simples são indicadas para correção de erros de refração (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia, mas essa última é corrigida com as lentes multifocais e falaremos disso mais a frente do post) em resumo, os erros de refração são as deformações que causam desvio no feixe de luz externa que entra por nossos olhos e são projetados na retina, esses desvios ocasionam na perda de foco e consequentemente perda na qualidade de nossa visão. E é ai que entram as lentes de visão simples, elas fazem as correções na entrada dos feixes de luz para compensar os desvios e consequentemente melhorando a nitidez de nossa visão.

Foto: Free Pik

Lentes Multifocais

As lentes multifocais são indicadas para correção da Presbiopia (aquele erro de refração que citamos a cima), também conhecida por vista cansada, uma vez que a partir dos 40 anos de idade, costumam surgir dificuldades para enxergar de perto. Assim as lentes bifocais e trifocais oferecem duas (bifocais) ou três (trifocais) potencias dióptricas distintas, sendo que as bifocais oferecem as correções da visão simples bem como as correções para enxergar de perto, enquanto as trifocais oferece potencias dióptricas para perto, longe e intermediária (aproximadamente entre 45 e 80cm de distancia).

Lentes Digitais

As lentes digitais são uma nova categoria de lentes que foram desenvolvidas com tecnologia especial tendo em mente o uso de dispositivos móveis, visando atender pessoas entre 30 e 40 anos que começam a apresentar sinais de desconforto na visão de perto, independentemente se já fazem uso de lentes monofocais ou não necessitam do uso de lentes corretivas.

Lentes especiais

Há quem apresente necessidade do uso de lentes com altas potências negativas, por terem prescrições elevadas (por exemplo casos de miopia elevada), geralmente essas lentes tem como característica sua espessura maior e consequentemente são mais pesadas, porém atualmente existem lentes especiais que fazem uso de materiais que minimizam esse impacto.

E por falar no material das lentes, esse é um fator importantíssimo pois eles estão diretamente ligados a cada necessidade individual, dessa forma dependendo do estilo de vida, meio ambiente, rotina e outros fatores mesmo biológicos, cada um tem uma lente que se adequará melhor, seja um atleta que necessita de lentes leves, resistentes ao suor, resistente a impacto e que não embaçam, até alguém que vive integralmente em ambientes internos com uso de dispositivos eletrônicos que necessita de proteção contra raios azuis, nitidez para evitar dor nos olhos e conforto para evitar tensão e consequente dores nas costas e nuca, até um profissional do setor de transportes que necessita de uma lente que garanta uma excelente visão em qualquer clima, ambiente e situação, além de proteção contra ofuscamento e grande campo de visão. Na sequencia falaremos um pouco mais a fundo sobre os diversos possíveis tipos de lentes.

Lentes esportivas Oakley PRIZM®

Fonte: Oakley

Lentes para prática esportiva

Essas lentes podem ser oferecidas nas mais distintas formas e curvaturas, além de serem produzidas em polímero leves, aplicados em armações com angulação de curvatura, assim ele atende as mais diversas necessidades e aplicação nas mais diversas modalidades esportivas.

Lentes para dirigir Zeiss® DriveSafe.

Fonte: Zeiss

Lentes para dirigir

Existem lentes com tecnologia especial que melhoram a visão em condições climáticas e de iluminação prejudicadas, além de fazer o “corte” de luzes intensas, essas lentes são ideais para profissionais como motoristas, por exemplo, ou pessoas com fotofobia.

Lentes para óculos solares

Atualmente a grande maioria das fabricantes de lentes oferece o tratamento para proteção contra radiação UVA e UVB, reduzindo assim a sensação de ofuscamento, porém também é possível aplicar outros tratamentos.

Tratamentos para lentes

Existe uma gama imensa de tratamentos que as lentes podem receber, eles vão desde polarização até as lentes fotocromáticas.

Fotocromática: As lentes com essa tecnologia são aquelas que “escurecem”, essas lentes possuem receptores fotocromáticos, que se ajustam de acordo com a intensidade de luz que incide sobre elas.

Óleo-Hidrofóbicas: São revestimentos especiais que tornam as lentes repelentes de óleo/gordura e água, dessa forma são tratamentos que geralmente são aplicados para lentes de prática esportiva.

Polarização: O filtro polarizador atua com a redução de reflexos de luz e assim reduzindo o ofuscamento do usuário.

Foto: Óticas Ipanema Unidade Cambuí (Campinas/SP)

Como vocês puderam ver nesse post existem inúmeras opções de customização a disposição para escolher o óculos ideal, em um primeiro momento você pode acabar se sentindo perdido com tantas informações e opções. Mas essa grande variedade existe para que seja possível encontrar a melhor combinação para você, afinal os óculos serão parte integral de sua vida e responsáveis por auxiliar na correção de um dos nossos sentidos básicos (a visão)!

E é por isso que nas Óticas Ipanema, nossos vendedores são treinados constantemente de forma a se manterem sempre atualizados e o melhor preparado possível para sua tranquilidade e segurança na hora de comprar seus novos óculos! Ainda ficou com dúvidas? Nos pergunte em nosso Facebook ou através de nosso site!